
No Oeste paranaense, a instalação de praças de pedágio nas rodovias BR‑163 e BR‑467 representa um novo desafio logístico para Marechal Cândido Rondon, terra de forte agroindústria.
O Paraná prepara a concessão dos lotes 4 e 5, totalizando 1.058 km de rodovias e cerca de R$ 29,8 bilhões em investimentos. O lote 5, que inclui a BR‑163 e BR‑467, prevê cinco praças de pedágio, com duas na BR‑163 entre Cascavel e Guaíra, e uma na BR‑467 entre Cascavel e Toledo, integrando o trecho que abrange Marechal Cândido Rondon.
Tarifas e obras:
As tarifas máximas previstas oscilam entre R$ 7,56 (Toledo) e R$ 10,75 (Mercedes), afetando veículos leves. Os investimentos incluem duplicações: 58 km na BR‑163 (Guaíra–Rondon) e 170 km na BR‑369 (Campo Mourão–Cascavel).
Impacto logístico:
Para Marechal Cândido Rondon, cada viagem ao seio da rota das exportações terá custo extra. Empresários e vereadores já manifestam preocupação: “prejuízo econômico”, afirmam lideranças da Amop e da Câmara de Vereadores.
Reação institucional:
O Legislativo local aprovou moções contra os novos pedágios e articula envio de demandas ao Governo Federal. A Frente Parlamentar do Oeste do Paraná avalia articulações regionais e pressão política via audiências públicas.
Cenário futuro:
Enquanto o Estado defende que a ampliação da malha duplicada trará ganho de segurança e competitividade, se faz urgente avaliar modelos de isenção para pequenos produtores e subsídios para fretes internos.
A criação das praças de pedágio na BR‑163/BR‑467 marca a transição de Marechal Cândido Rondon para uma nova etapa logística: uma encruzilhada que exige equilíbrio entre infraestrutura e preservação de competitividade econômica.
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*Conteúdo criado com auxílio de IA.