O governo americano acabou de ordenar a TSMC, a empresa taiwanesa especialista em produção de semicondutores, a interromper imediatamente o envio de seus chips mais sofisticados para clientes chineses.
Os semicondutores estão em diversos eletrônicos — de geladeiras a carros —, mas eles ganharam ainda mais valor por serem fundamentais na construção de inteligências artificiais. A relevância: A TSMC é a maior fabricante de chips do mercado, sendo responsável por mais de 60% dos chips usados no mundo inteiro e 90% dos sistemas mais avançados. Por usar tecnologia americana, ela precisa seguir determinações do Departamento de Comércio dos EUA.
Antes de tudo, lembre-se que EUA e China vivem uma “guerra comercial” e Taiwan sofre pressão territorial dos chineses — tendo ajuda militar dos EUA para se proteger. Aprofunde aqui se quiser. Recentemente, mesmo com os EUA já tendo proibido a TSMC a vender seus chips para a Huawei, foi descoberto que a empresa chinesa estava usando um dos melhores processadores da taiwanesa para AI, provavelmente desviada por outro player chinês.
Agora, com receio que a China use os chips para desenvolver armas biológicas e ataques cibernéticos em grande escala — e dominar o avanço da AI —, Washington está fechando o cerco total ao mercado chinês.
Fonte: The News.